domingo, 14 de setembro de 2014

Candidatos arribam de Choriso por ausência dos eleitores prometidos

As campanhas das eleições gerais para as principais posições em todos estados interessantes e desinteressantes transformaram os jardins, terreiros e os currais das alcaidarias em pontos importantes na captação de votos. Choriso não seria exceção.

Não mais que de repente, pelo menos meia dúzia de tutores e pretensos cabaladores de votos negociaram apoio para promoção de aspirantes a postos ou de continuismo no congresso dos deputados: grana pra pagar sede de comitê, pra pegador de pau de bandeirolas, carpintaria de cavaletes, carros volantes etc.

Dois dos mais fortes e endinheirados candidatos estão saindo da raia deste surpreendente Choriso e arribando sem volta.

Que foi que houve?

No primeiro encontro grupal, convocado internamente pela ala do antigo paço imperial para incensar a campanha de Viviu Roteiro, na Vila de Querequequé, apareceram vinte pessoas, incluindo a trupe organizadora de cinco membros.

Nada demais que o tempo não pudesse consertar. Ou mais entortar.

E chega o dia do teste de prestígio político e de convencimento das massas. 

Viviu Roteiro vem bem de longe com uma comitiva familiar e de amigos, confere na sua planilha eletrônica a previsão dos seus votos de curral compartido.

Com ares otimistas dá uma volta com os acompanhantes por toda a cidade de Choriso, antegozando o doce presente na salobra brisa da maré cheia, para, somente ao final do rolê, chegar ao lugar onde falaria para a multidão.

Viviu Roteiro e seu povo de fora eram eles mesmos, sim! a multidão. No local da concentração para promessas, abraços e demais gentilezas palpáveis, --ao som do jingle oficial que rodara a Choriso por mais de uma semana-- só estavam o cabo eleitoral-chefe, desconfiado sob a árvore fronteira, correligionário deste empunhando um microfone sobre o estrado de caminhão que serviria de palanque. Só. Só...

Viviu Roteiro sentiu o investimento errado que arriscara, educadamente mas de cara fechada cientificou em cima das buchas seu até então representante que naquele momento estavam todos os compromissos desfeitos... E se mandou decepcionado com o roteiro que esbarrou num beco sem saída... E pegou o outro beco...

E O OUTRO CANDIDATO? Aguardando o correspondente